Exit in Public #15: 1º edição do Report SaaS Brasil
Métricas à brasileira, análises e benchmarks por estágio de maturidade, faixas de faturamento, go-to-market e mais.
O Exit in Public é uma iniciativa pessoal que visa abrir a caixa preta dos exits tech com fundadores, investidores, colaboradores e quem mais possa se interessar sobre o assunto.
Se você gostar do conteúdo, não deixe de compartilhar e se inscrever!
Se está procurando pelos dados e exits tech LatAm em um único lugar, acessível e de fácil uso, conheça o Painel de Deals.
Boa tarde e bom domingo!
A edição de hoje está diferente do que costumo publicar por aqui, mas por uma boa razão.
Tive o prazer de apoiar e colaborar na primeira edição do Report SaaS Brasil, iniciativa capitaneada pelo Gabriel Espíndola, da Builders 2 Builders (B2B).
O objetivo principal do report é reunir uma série de benchmarks até então pouco discutidos no mercado SaaS brasileiro.
Espero que gostem e uma boa leitura!
Quem investe ou opera um SaaS, muito provavelmente já se deparou e consultou o SaaS Benchmarks Report da OpenView.
Com dados e insights de centenas de fundadores, o report compila anualmente as principais métricas e benchmarks por diferentes estágios de maturidade.
Esse material se tornou uma das principais referências para acessar e comparar os resultados de empresas SaaS.
O problema: sabemos como no Brasil temos nossas particularidades e quão desafiador pode ser ter um retrato do que está acontecendo por aqui.
A partir de 2023, esse cenário muda com o lançamento da primeira edição do Report SaaS Brasil, iniciativa liderada pela B2B com a co-autoria da Astella e da Exit in Public, e em parceria com a Vindi e a GLA.
A proposta é simples: realizar anualmente a coleta e mapeamento dos principais avanços e características das empresas SaaS do Brasil, compilando tais informações em um relatório completo e gratuito, visando oferecer um panorama do setor, com o objetivo de fornecer dados sobre tendências e insights que contribuam para o desenvolvimento do cenário nacional.
Na edição de estreia, o Report SaaS Brasil já contou com a participação de +150 respondentes, incluindo founders, executivos e investidores brasileiros!
Se você ainda não o acessou, baixe agora o report completo AQUI.
ARR por funcionário à brasileira
Como analisar as tabelas-resumo?
Indicadores versus estágio de round
Indicadores versus faixa de faturamento
Indicadores versus estratégia de GTM
Apenas 13,8% das empresas não atingiram ainda ou esperam atingir em 2023 o breakeven
Nosso muito obrigado e que venha o Report SaaS Brasil 2024!
Gostaria de expressar minha profunda gratidão às empresas e aos times da Vindi e GLA, aos co-autores Exit in Public e Astella, bem como aos participantes Edson Rigonatti, Marcelo Sato, Rodrigo Dantas e Gabriel Mineiro.
Além disso, gostaria de dedicar um agradecimento especial à Guilherme Lima (Astella), Juliana Baranowski (Astella) e Luiz Silva (Exit in Public) pelo incrível apoio e trabalho realizado neste relatório. Sem o comprometimento e a contribuição de vocês, nada disso teria sido possível.
— Gabriel Espíndola, idealizador do Report SaaS Brasil e fundador da B2B
O Report SaaS Brasil está apenas em sua primeira edição, assim, sugestões de melhorias e evolução são mais do que bem-vindas!
Caso tenha algum feedback e/ou queira contribuir na realização da edição 2024, envie um email para gabriel@builders2.builders.
EXTRA: Acesse a live de lançamento do Report SaaS Brasil com a participação do Rodrigo Dantas (Vindi), Marcelo Sato (Astella) e Gabriel Mineiro (GLA), comentando os resultados da pesquisa e sua visão e experiências sobre as métricas.
Obrigado!
SaaS Report Brasil 2023
excelente trabalho Luiz e Grabriel.
parabéns pela construção e entrega de um material com tanta qualidade! feliz em tê-lo como mais um fonte de referências para as produções da kamelo 🤗