Exit in Public #14: Insights dos IPOs de empresas tech LatAm - Parte 2 🔔
Análise por bolsas de valores, market cap, receita, EBITDA e múltiplos.
O Exit in Public é uma iniciativa pessoal que visa abrir a caixa preta dos exits tech com fundadores, investidores, colaboradores e quem mais possa se interessar sobre o assunto.
Se você gostar do conteúdo, não deixe de compartilhar e se inscrever!
Se está procurando pelos dados e exits tech LatAm em um único lugar, acessível e de fácil uso, conheça o Painel de Deals.
Bom dia! ☀️
Já estava com saudades de publicar uma nova edição!
Confesso que os últimos meses foram desafiadores para encontrar o tempo de sentar, estudar, produzir e compartilhar uma nova análise.
Mas estou de volta!
Neste interim, o Exit in Public teve +800 novos assinantes! Fico feliz de tê-los por aqui, sejam todos muito bem-vindos e bem-vindas.
E olha que legal… estamos próximos do milestone de 3000 assinantes! 🎉
Se você gosta do conteúdo que divido por aqui, considere compartilhar com a sua rede. Esse é o jeito mais eficiente para seguirmos crescendo a newsletter! Conto com vocês 😉
Outra novidade bacana neste hiato, foi de onboardar as primeiras dezenas de assinantes no Painel de Deals, micro-SaaS para análise de dados de exits tech LatAm, que venho desenvolvendo ao longo dos últimos meses.
Sem mais delongas, vamos à edição #14!
Boa leitura!
TL;DR:
USD 2,53B é o valor médio de mercado no momento da listagem, enquanto que a mediana fica em USD 567M
67% das listagens aconteceram em valores menores que um unicórnio (valor de mercado maior ou igual a USD 1B)
As empresas, nos 12 meses anteriores fechados e auditados à listagem, tinham na média USD 164,9M de receita líquida, enquanto que a mediana ficava em USD 91,4M
A taxa de crescimento de receita líquida, comparado ao mesmo período do ano anterior, era na média e na mediana, respectivamente, 70% e 53,8% yoy
Já para o EBITDA, na média as empresas tinham USD 5,5M e na mediana USD 5,4M. Sendo que, 33,3% delas listaram com EBITDA (ou resultado operacional antes de impostos para o caso de instituições financeiras) negativo
O múltiplo price-to-sales (market cap/revenues last twelve months) na listagem eram altos, sendo na média e mediana, respectivamente, 33,7x e 9,7x
As TOP 5 empresas de maior valor de mercado na estreia tinham na média 30,6% e mediana de 41,4% de participação na mão dos founders. Já as TOP 5 empresas com maior % com os founders, tiveram um valor de mercado USD 555,5M na média e de USD 507,4M na mediana
Comparando as listagens na B3, Nasdaq e NYSE, em termos de market cap e receita, a mediana na NYSE foi a mais alta, seguida pela Nasdaq e B3, respectivamente
Em termos de receita, na mediana, as listagens na NYSE também aparecem com os maiores valores, seguida, mais uma vez pelas da Nasdaq e B3, respectivamente.
Já para o crescimento de receita, as listagens na Nasdaq apresentam a maior mediana, seguidas pelas da B3 e depois pelas da NYSE
No que tange ao EBITDA, a bolsa de valores que tem as listagens, na mediana, com maior valor é a B3, seguida pela Nasdaq e, por fim, a NYSE
Os múltiplos de receita na mediana são superiores na Nasdaq, NYSE e, por fim, na B3
Quais são os insights e aprendizados por trás das listagens de empresas tech na América Latina?
Essa foi a pergunta que comecei a responder no início deste ano, quando analisei as listagens de empresas tech LatAm.
A edição de hoje é uma continuação dessa provocação, então se você não leu a parte 1, recomendo que a leia antes de continuar.
A parte 1 - além de muito divertida de produzir - contou com um volume bacana de compartilhamentos.
Em um destes, recebi a boa sugestão de adicionar à base de dados a Selina (NASDAQ:SLNA), empresa fundada em 2014 no Panamá e listada em 2022 — Feito!
Em outro destes compartilhamentos, o Vitor Asseituno, co-founder da Sami por meio de um comentário, trouxe um excelente ponto:
O ponto é perfeito e me fez levantar as seguintes perguntas:
Qual foi o market cap das listagens de empresas tech LatAm no momento da oferta?
Em quais situações maiores diluições implicaram em maiores valores de mercado (market cap)?
Quanto essas empresas tinham de receita líquida nos 12 meses anteriores à listagem?
E de taxa de crescimento como estavam?
E de EBITDA?
Quantas tinham EBITDA negativo no momento da listagem?
E o múltiplo de receita na oferta (price-to-sales), como foi?
Como tudo isso variou no tempo?
Será que os valores acima variam muito a depender de onde a empresa é listada - B3, Nasdaq, NYSE?
Antes de partirmos para os resultados da análise, importante alinharmos as premissas utilizadas.
Para o cálculo do market cap no momento da listagem foi utilizado o preço anunciado - de abertura - no dia da estreia na bolsa.
Nem todas as empresas foram precificadas e tinham seus resultados financeiros em dólar, o que não nos permitiria comparar maçãs com maçãs. Assim, adotei o dólar como base comum.
O câmbio utilizado foi o da data da listagem para o cálculo do market cap.
Já para os valores históricos de receita e EBITDA, utilizou-se o valor médio do dólar para determinado ano (período de 12 meses).
Para saber mais sobre este ponto em específico, recomendo a leitura dos seguintes artigos “Removing the Impact of Foreign Exchange Translation from Financial Analysis” e “What exchange rate is used to translate the income statement?”
Utilizou-se os resultados dos últimos 12 meses fechados e auditados divulgados nos balanços das empresas.
No caso de instituições financeiras, a métrica de EBITDA não faz tanto sentido. Assim, para fins de comparação, usou-se para essas empresas o resultado operacional antes dos impostos.
Com estes pontos alinhados, vamos em frente!
USD 2,53B é o valor médio de mercado no momento da listagem, enquanto que a mediana fica em USD 567M.
Mas o Nubank não puxa essa média sozinho.
PagSeguro, Stone e dLocal com suas estreias com market caps superiores a USD 6B também contribuem neste desvio.
Mas o fato é que 67% das listagens aconteceram em valores menores que um unicórnio (valor de mercado maior ou igual a USD 1B).
Esse dado só reforça o quão difícil é fazer funcionar a matemática do venture capital.
Para fins de comparação, um estudo da Meritech, mostra que os IPOs de empresas SaaS em 2021 tiveram, na mediana, um valor de mercado na listagem de USD 6B — valor quase 10x superior ao que as empresas tech LatAm tiveram.
As empresas, nos 12 meses anteriores fechados e auditados à listagem, tinham na média USD 163,5M de receita líquida, enquanto que a mediana ficava em USD 91,4M.
O estudo da Meritech, citado anteriormente, mostra que a receita líquida dos últimos 12 meses era de USD 185M, na mediana, o que é quase o dobro do recorte para empresas tech LatAm.
Já o estudo da WilmerHale, revela que a mediana de receitas no momento da listagem, fica na faixa superior a USD 60M.
Um artigo que gosto bastante e que reúne boas referências é o Roadmap to a SaaS IPO: how to unicorn your way to $100M revenue.
Já a taxa de crescimento de receita líquida, comparado ao mesmo período do ano anterior, era na média e na mediana, respectivamente, 70,5% e 58,5% yoy.
Das 33 empresas, apenas 3 não apresentavam taxas de crescimento positivas ao listar.
Para a Satellogic não foi possível calcular a taxa de crescimento, dado que no período anterior a receita líquida havia sido zero.
Para o cálculo da taxa de crescimento, utilizou-se os valores em moeda divulgada nos balanços, sem qualquer conversão para eliminar a influência da variação cambial dos resultados.
O estudo da Meritech, citado anteriormente, mostra que o crescimento do ARR yoy (year-over-year) era de 55% na mediana. Apesar de não ser um comparável perfeito com a taxa de crescimento de receita, é uma proxy para avaliar os números das empresas tech LatAm.
A WilmerHale aponta que, dentre outros fatores, uma listagem de sucesso envolve ao menos uma taxa de crescimento de receita na casa dos 25% yoy.
O Sammy Abdullah constatou em seu estudo que a mediana de crescimento de receita era de 55% yoy.
Já para o EBITDA, na média as empresas tinham USD 5,3M e na mediana USD 5,4M. Sendo que, 33,3% delas listaram com EBITDA (ou resultado operacional antes de impostos para o caso de instituições financeiras) negativo.
Utilizou-se os números não ajustados pela administração para a montagem do gráfico acima.
A empresa com maior market cap na oferta, como falado, foi o Nubank e, coincidentemente, foi também a que apresentou o maior valor absoluto de resultado operacional antes de impostos negativo da amostra.
Seguindo o estudo da WilmerHale, vemos que o percentual de empresas lucrativas é bem menor se comparado com à amostra das tech LatAm.
O múltiplo price-to-sales (market cap/revenues last twelve months) na listagem eram altos, sendo na média e mediana, respectivamente, 33,6x e 9,7x.
As TOP 5 empresas de maior valor de mercado na estreia tinham na média 30,6% e mediana de 41,4% de participação na mão dos founders. Já as TOP 5 empresas com maior % com os founders, tiveram um valor de mercado USD 555,5M na média e de USD 507,4M na mediana.
Comparando as listagens na B3, Nasdaq e NYSE, em termos de market cap, a mediana na NYSE foi a mais alta, seguida pela Nasdaq e B3, respectivamente.
Para entender mais as diferenças entre as bolsas de valores, recomendo a leitura dos artigos: The NYSE and Nasdaq: How They Work e Você quer realizar aquele sonho grande? Um IPO pode ser o caminho.
Em termos de receita, na mediana, as listagens na NYSE também aparecem com os maiores valores, seguida, mais uma vez pelas da Nasdaq e B3, respectivamente.
Já para o crescimento de receita, as listagens na Nasdaq apresentam a maior mediana, seguidas pelas da B3 e depois pelas da NYSE.
No que tange ao EBITDA, a bolsa de valores que tem as listagens, na mediana, com maior valor é a B3, seguida pela Nasdaq e, por fim, a NYSE.
Os múltiplos de receita na mediana são superiores na Nasdaq, NYSE e, por fim, na B3.
Bom, chegamos ao fim da parte 2! E a parte 3 já está no forno…
Tem alguma sugestão de análise e/ou de melhoria? Me manda um email ou deixa um comentário. Como de costume, valorizo e aprendo muito com essas trocas.
Se você gostou, considere compartilhar em suas redes e enviar para amigos e amigas que possam se interessar. Essa news cresce de forma orgânica, sendo um dos principais canais o boca a boca 🙏🏻
E por fim, se você quer apoiar a construção do Painel de Deals para essas e outras análises, considere assinar a ferramenta 😉
Errata - Atualizado em 16/05/2023:
Após a publicação inicial em 08 de Maio de 2023, recebi algumas sugestões de ajustes, as quais resumo abaixo:
Troca de “Opening Price” por “Offering Price” no título dos gráficos;
Ajuste do Market Cap do Submarino, o qual utilizou-se, de maneira equivocada, um prospecto posterior a do IPO. Com isso, corrigiu-se o preço por ação e as métricas como receita líquida, EBITDA, taxa de crescimento da receita líquida yoy e price-to-sales.
Lembrando que sugestões e feedbacks são mais do que bem-vindos!
Disclaimer: As análises e opiniões são minhas. Esse post tem apenas caráter educativo que visa apoiar empreendedores, investidores e demais interessados em melhor analisar transações de exit divulgadas no mercado.
Referências e links úteis:
Insights dos IPOs de empresas tech LatAm 🔔, Exit in Public
2021 Review: SaaS IPOs, Meritech
2023 IPO Report, WilmerHale
SaaS IPO Benchmarking | ARR at IPO, Aman Verjee
Revenue and growth of tech IPOs, Sammy Abdullah
Roadmap to a SaaS IPO: how to unicorn your way to $100M revenue, Stéphane Nasser
The NYSE and Nasdaq: How They Work, Investopedia
Você quer realizar aquele sonho grande? Um IPO pode ser o caminho, Endeavor
Removing the Impact of Foreign Exchange Translation from Financial Analysis
What exchange rate is used to translate the income statement?
Se gostou do conteúdo, não se esqueça de compartilhar com amigos e amigas que possam se interessar pelo tema. Vai ser um prazer recebê-los por aqui também!
Grande abraço,
Luiz